Home office: 3 atitudes essenciais para o sucesso
Home office: 3 atitudes essenciais para o sucesso
Nos últimos anos, o trabalho em home office vem crescendo de maneira acelerada.
Além da crise, que deixou milhões de brasileiros sem emprego, também muitas empresas, principalmente as multinacionais, começaram a adotar o home office ou o trabalho remoto para seus funcionários.
Se por um lado, ganha-se liberdade e comodidade, por outro, o home office exige disciplina, planejamento e muita organização.
Se você está começando o seu trabalho em home office ou precisa de uma ajuda para deixar a sua rotina mais produtiva, acompanhe o nosso artigo.
Vamos te mostrar que com 3 atitudes simples é possível trabalhar em casa sem que a sua rotina se transforme em um verdadeiro caos.
-
Família
Em primeiro lugar é preciso deixar claro que a sua presença em casa não significa que você está disponível a todo momento.
Apresente a eles o seu horário de trabalho e peça para não ser interrompida (o) nesse período.
No caso de filhos pequenos: se não tem como deixá-los na escola ou creche por período integral e não tem a quem pedir ajuda para tomar conta deles (parentes ou uma babá) organize o seu horário.
As tarefas mais difíceis e que necessitam maior concentração devem executadas no momento que eles estiverem fora, entretidos com alguma atividade ou dormindo.
É muito importante, de fato, você ter momentos de concentração e foco.
Planejar o trabalho, sempre tentando ao máximo conciliar as necessidades profissionais à rotina da casa:
Certamente é um dos principais benefícios do home office.
É primordial seguir os horários com muita determinação para que um não atrapalhe o outro:
O profissional e o pessoal devem continuar com os seus respectivos limites.
-
Foco e disciplina
Não cometa o erro de resolver as demandas domésticas e pessoais dentro do seu horário de trabalho.
Trabalho é trabalho. E você deve encará-lo como se estivesse dentro de uma empresa.
Não dá para fazer supermercado, levar o carro para arrumar ou pagar contas dentro do expediente.
Pense: se estivesse em uma empresa você faria esta atividade neste horário?
Portanto, mantenha a disciplina e procure resolver as suas coisas pessoais nos intervalos ou fora do seu expediente.
Manter um quadro no escritório, com os seus horários de trabalho e prazos para execução das tarefas, ajuda a manter o foco.
E, principalmente em casa, é preciso ser muito rigoroso em relação ao número de horas dedicado ao trabalho. Se o seu trabalho fosse dentro de uma empresa, com uma carga-horária de 8h/dia, mantenha essa rotina.
Muitas pessoas comentem o erro de passarem a trabalhar 10h, 12h ou mais por dia, aproveitando assim a comodidade de estarem em casa.
A longo prazo, essa atitude pode interferir negativamente na produtividade e, principalmente, no relacionamento com a família e amigos. As “horas-extras”, portanto, devem ser tratadas como exceção.
-
Organização e espaço dedicado ao home office
Este é um dos pontos essenciais para o sucesso de um trabalho em home office ou o seu fracasso.
Muitas pessoas acreditam, sem dúvidas, que podem executar as suas tarefas profissionais hora sentadas em um sofá, hora na mesa da cozinha ou na sala, misturando a rotina da casa com a do trabalho.
É um grande erro.
Além de perder totalmente o foco, pois o próprio funcionamento da casa acaba interferindo na concentração e, consequentemente, na produtividade, não há como manter a organização.
Acaba ficando tudo misturado: papéis e materiais do trabalho com documentos pessoais. Sem falar no vai e vem do restante da família. Fica impossível concentrar.
Mesmo morando sozinha (o), certamente não ter um espaço exclusivo de trabalho atrapalha bastante o rendimento, pois o nosso cérebro acaba encontrando pontos de distração.
Sem perceber, você começa a prestar atenção na poeira, no sofá que quer trocar, na conta sobre a mesa, enfim, tudo ao redor e isso consequentemente te leva a um pensamento distante do seu trabalho.
Como encontrar o local ideal em casa para o home office
O lugar para o home office não precisa ser grande e se você não tiver um cômodo só para ele, ainda sim é possível manter a produtividade e o foco.
Encontre na sua casa um local mais reservado, em um canto e não no meio do cômodo. Observe se tem tomada disponível e se é possível colocar um pequeno armário ou gaveteiro para abrigar os seus objetos de uso profissional.
Assim sendo, o espaço que você tiver, seja uma mesa ou um cômodo inteiro, precisa estar sempre organizado e com os itens exclusivos do trabalho.
Nada de misturar documentos da casa, das crianças, o condomínio etc, com os da sua atividade profissional.
Mais uma vez é pertinente pensar primeiramente: se esta fosse a minha mesa de trabalho ou a minha sala, dentro de uma empresa, como ela seria? O que eu colocaria nela? O que seria necessário?
Assim, não fica difícil lembrar dos equipamentos e demais objetos realmente importantes.
O espaço, portanto, é um item essencial para o bom desenvolvimento do trabalho em home office.
E se você está com dificuldade de encontrar um lugar na sua casa para montar o seu “posto de trabalho”, temos uma dica especial:
Repare em todos os seus pertences, móveis e demais objetos. Analise cada um deles, se eles estão sendo realmente úteis e se são necessários.
Será que nenhum deles pode abrir espaço para o seu home office? Esta troca vai valer a pena? Já pensou nisso?
Você pode separar aqueles objetos que só estão ocupando espaço na sua casa e impedindo você de montar o seu espaço de trabalho e levá-los a um self-storage.
Lá eles estarão seguros, em ambientes controlados, dedetizados e você pode busca-los quando tiver necessidade.
Esta solução é prática e econômica e vai permitir que você, finalmente, monte o seu home office.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe com os amigos.
Para receber as nossas dicas em primeira mão, inscreva-se na nossa newsletter e nos acompanhe no Facebook e Instagram.
Deixe uma resposta