As principais tendências do e-commerce para 2018
Se você está pensando abrir um e-commerce em 2018 ou se você já trabalha nessa modalidade, acompanhe neste post:
As principais tendências apontadas pelo 37º Relatório Webshoppers da EBIT para este ano.
Visto que o Webshoppers é o estudo de maior credibilidade sobre o comércio virtual brasileiro e a principal referência para os profissionais do segmento.
Alguns indicadores:
– 2018 será acima de tudo, um ano desafiador para o e-commerce, com dois eventos com grande poder de impactar o desempenho:
- Copa do Mundo, no primeiro semestre, alavancando as vendas para muitas categorias, dentre elas, televisores, bebidas e artigos esportivos.
- Eleições Presidenciais, que por outro lado poderão frear o consumo no segundo semestre.
– Ainda assim as previsões são otimistas para o e-commerce em 2018, mantendo a tendência de crescimento nominal acelerado de 12% e faturamento de R$53,5 bilhões.
A EBIT estima que este ano chegaremos a mais de 60 milhões de compradores virtuais.
– Dentre os principais fatores para o impulsionamento das vendas do setor, dois merecem destaque:
- A migração dos consumidores do varejo físico para o online e, principalmente,
- O aumento do uso de dispositivos móveis nas compras.
Em 2017, 27,3% das compras foram realizadas através de smartphones. Entretanto a previsão para este ano é que o percentual alcance os 37% no último trimestre do ano.
– As mulheres lideraram as compras no e-commerce em 2017, fazendo 1,4 milhão de pedidos a mais que os homens.
– O frete continua sendo , certamente, um dos principais fatores que influenciam no processo de decisão de compra para os consumidores virtuais.
Oferecer aos clientes o menor valor para a entrega, exigindo inteligência e muito conhecimento, deixou de ser tendência para se tornar realidade.
– É no frete que foram constatados também as maiores insatisfações por parte dos consumidores que efetuaram compras através de marketplaces:
Em relação ao item “opções de frete”, apenas 16% demonstraram satisfação.
Na avaliação do prazo de entrega, apenas 14% tiveram uma experiência satisfatória.
E sobre o acompanhamento do pedido, 13% ficaram satisfeitos.
Como podemos notar, de certo, pelo estudo Webshoppers, os números do e-commerce para 2018 são extremamente positivos.
Mas os empreendedores do setor precisam ficar bastante atentos à experiência do cliente, em todo o processo de compra, se desejarem surfar nessa onda boa.
O frete é, inquestionavelmente, um ponto de extrema relevância para que o usuário se sinta motivado a decidir pela compra e voltar a fazer negócio com a sua empresa.
De fato, oferecer o menor valor de frete e a maior agilidade e qualidade na entrega será um importante diferencial para os negócios virtuais.
E para isso exige-se excelência na gestão do estoque e uma boa logística.
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Mais agilidade, facilidade e economia para a gestão do seu estoque e distribuição.
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Fonte: Relatório EBIT – Webshoppers – 37ª edição. Acesse o documento completo em > https://goo.gl/UoHgWR
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